Símbolos

 

Brasão

Simbolo Presidente Alves

HISTÓRICO DO BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE ALVES

Em sessão única e especial foi aprovado por unanimidade de votos a Lei n.º 7 de Janeiro de 1959, pelos vereadores Salvador Palumbo, Irineu Domene, Rubens Castiglione, Frederico Bautz, Sebastião Sanches e Alcides Roma que cria os Símbolos e Brasão D' Armas do Município de Presidente Alves, ficando assim publicado e decretado

Brasão D'Armas do município; Gesta Heráldica (descrição), escudo clássico Português, encimado pela coroa mural privativa das municipalidades, dividindo em dois quartéis, sendo o primeiro partido no primeiro quartel, a destra em campo de goles, um gibão de armas dos bandeirantes de São Paulo, ao natural. No primeiro quartel, a sinistra em campo de blau, uma lira, encimado por ser símbolo da musica, o orago da cidade.
No segundo quartel, em campo da sinople, uma cornucópia jorrando grãos de café em fruta, no pé do escudo, um rio em prata como suportes, a destra um ramo de café e na sinastra um ramo de algodão frutados ao natural, no listel em campo de goles, a divisa em sable: Tellure Uberrina Prolatium Cafeorum Pelagus (Na exuberância de suas terras um oceano verde de cafezais).
Justificação:  O escudo clássico português liga a origem da cidade e o povoamento do município a tradição lusitana do Brasil. No primeiro quartel, é destra, em campos de goles um gibão de armas dos bandeirantes de São Paulo, recordando a fundação deste município se deve à obra incansável de verdadeiros bandeirantes. Assim no primeiro quartel o campo de sinople a lembrar as pastagens e matas, que constituíram razão para formação, das primeiras fazendas e consequentemente o surgimento  do povoado. No segundo quartel, sobre o campo em sinople, uma cornucópia em campo de ouro símbolo da fartura e da imensa riqueza produzida pela cultura e incansável labuta diuturna deste bravo povo. Um rio de prata, referindo-se aos rios Batalha e Feio, atravessa o pé do escudo, da destra para a sinistra, recordando o ensinamento de que Presidente Alves desde os seus primórdios, cumprir a missão de conduzir, através de território a civilização e o progresso. Como suportes, a destra, um ramo de café frutado ao natural e uma sinistra um ramo florido de algodão, relativos as grandes lavouras do município, que se cruzam abaixo de listel. Este, em campo de goles, com a divisa em sable - "Tellure Uberrima Prolatium Cafeorum Pelagus".
NOTA-SE
A alteração do Brasão na Coroa Mural privativa da municipalidade e também a substituição do ramo de algodão pelo de cana-de-açucar.

 

 

CORONAVÍRUS - COVID-19

 Boletim 20-09-2020

Telefone

(14)3587-1333

(14)3587-1179

(14)3587-1271

Contato

secretaria @presidentealves.sp.gov.br

Endereço

Rua Vereador Luiz Michelan Filho, 73 - Centro
CEP 16.670-000 - Presidente Alves - SP